Emagrecer! Realize esse sonho e muitos outros | Donantonia

Emagrecer! Realize esse sonho e muitos outros

emagrecer

Você é uma daquelas pessoas que literalmente empurra com a barriga o antigo sonho de emagrecer? Sempre há uma justificativa:

  • “Não tenho tempo para cozinhar”
  • “Meu trabalho não permite fazer dieta ou exercícios”
  • “Com filho pequeno é complicado emagrecer”
  • “Sou uma pessoa muito ansiosa”

Ou então você “já tentou de tudo” e mesmo assim não consegue emagrecer:

  • Procurou endocrinologistas, nutricionistas e todo o tipo de especialistas em dietas
  • Matriculou-se na academia e até contratou um personal
  • Já tomou remédios
  • Fez diversos tratamentos estéticos

As listas podem ser infinitas.  Acontece que nesses exemplos os problemas e soluções sempre são terceirizados. Isso mesmo: você coloca a culpa e a expectativa da realização do seu grande sonho em outras pessoas.

Isso tem que mudar! Só você mesmo é responsável pelos seus sonhos!

Para começar, é preciso ter em mente que sua vida não vai começar a andar apenas quando você emagrecer. Certamente você pode realizar muitos outros sonhos e metas enquanto está no caminho do emagrecimento saudável.

Algumas pessoas não sabem lidar com uma rotina diferente. Perdidas, sem ter o que fazer, preenchem o tempo com comida. E isso acaba deixando ainda mais distante o sonho de emagrecer  com saúde, de forma definitiva.

Por outro lado, sonhos e metas em processo de realização nos motivam! Por isso é tão importante que durante o emagrecimento, você reforce a sua autoestima e motivação antes mesmo dos resultados se tornarem aparentes.

Além do mais, quanto mais você se amar, mais vai querer sentir-se bem e ter prazer em cuidar da saúde.

Lembre-se que quando você não estabelece metas em sua vida, também esta fazendo uma opção: a de não escolher coisa nenhuma. Sem saber o que quer, nem onde quer chegar, você acaba vivendo sempre num mundo de fantasia, com medo de assumir algo concreto como a meta.

A meta exige um posicionamento mais efetivo da sua parte, pois você traça um objetivo e se impõe um prazo para chegar até ele. Para percorrer o caminho entre o projeto e a realização, é preciso que você empreenda certos procedimentos, e isto o coloca em ação, não deixando que você se acomode no sonho, na pura e simples idealização. Porém, quando você consegue  atingir um objetivo proposto, cria o desejo de traçar novos objetivos, o que dá um sentido de dinamismo à sua vida.

Consequentemente, você se sentirá gratificado ao ressaltar seu próprio mérito diante da situação e, assim, estará elevando o grau de sua autoestima.

1. Localize-se

As metas também tem o objetivo de orientar sua vida, para que você não se sinta perdido. No entanto, há algumas regras a observar antes de estabelecer metas, principalmente em se tratando de emagrecer.

Em primeiro lugar, você precisa saber:

  1. A meta precisa ser sua
  2. Você deve saber em que ponto está e onde pretende chegar

Não saber exatamente onde quer chegar vai criar bloqueios ao longo do seu emagrecimento, e mesmo que esteja no caminho certo, vai acabar não chegando em lugar nenhum.

2. Planeje detalhadamente

O passo seguinte é fazer um planejamento detalhado, por escrito, daquilo que deseja estabelecer como meta. Seja bem detalhista, colocando em ordem de importância os aspectos que deseja alcançar:

  • peso
  • número da roupa
  • estilo de vida
  • rotina de exercícios

3. Respeite suas limitações

Você pode até mesmo usar a fantasia quando estiver planejando; mas sempre com os pés no chão. Programar coisas impossíveis só irá lhe trazer frustrações.

Tenha claro que você não pode querer tudo ao mesmo tempo. Para isso, estabeleça uma meta a longo prazo e várias submetas: essa estratégia permite que você veja vários resultados rápidos e, assim, fique mais motivado para atingir seu objetivo final.

Se você tem muita dificuldade para planejar o cardápio e ter sempre uma refeição saudável à mão, por exemplo, pode contar com a ajuda da Donantonia, pelo menos no início do processo. Veja nossas opções de Kits saudáveis.

Se você programa uma meta distante e fica difícil de atingir, já esta se programando para o fracasso. Aliás, isso é mais uma desculpa para não estabelecer meta nenhuma e continuar fora da realidade. Cuidado!

4. Estabeleça prazos

Um dos pontos mais importantes no estabelecimento de metas é colocar prazos para sua realização. Senão, não funciona e você só vai continuar idealizando. Aliás, a diferença entre o sonho e a meta é que na meta, você coloca um prazo, uma data

5. Devagar e sempre

Não queira fazer tudo de uma vez. Comece por tarefas que se considera capaz de executar. Vá aumentando aos poucos o grau de dificuldade. É aqui que as submetas são importantes.

Você pode começar simplesmente repensando os seus hábitos alimentares diários. Nesse link, temos uma pesquisa bem bacana para isso. De quebra, ao final, você recebe um planner alimentar para planejar a sua semana.

Você se permite realizar um progresso gradual, ainda que lento, e tem mais segurança para prosseguir, pois sabe que dessa forma é viável para você, e funciona. Se você não consegue realizar uma determinada tarefa durante uma semana consecutiva, isso pode lhe causar angústia. Substitua essa submeta por outra, para não provocar um desgaste muito grande.

Repita a mesma tarefa várias vezes; isso faz você sentir que tem o controle das próprias “rédeas”.

No início do processo, você pode experimentar uma certa tensão, mas a partir do momento que cumpre uma submeta, sente-se extremamente gratificado e percebe que é capaz de repetir aquele procedimento. E, o mais importante, é capaz de executar outras.

Sonhe… com data…e mude sua vida!