Planejamento de cardápio | Donantonia

Planejamento de cardápio

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Para garantir a você e à sua família uma alimentação equilibrada, com todos os nutrientes necessários à saúde, não deixe de fazer um bom planejamento de cardápio semanal. Dessa forma você não repetirá os alimentos e muito menos a forma com que poderá prepará-los.

A repetição de sabores têm diversos aspectos negativos. Pode levar a uma deficiência de alguns elementos importantes para a saúde. Além disso, está comprovado que determinados alimentos, quando combinados com outros, potencializam a absorção de suas substâncias. Assim como uma combinação errada pode prejudicar a digestão. O prato ideal tem uma pequena porção de carboidrato, proteínas, legumes ou saladas com vegetais crus e cozidos, gorduras boas e frutas.

Lembre-se que as proteínas não precisam ser apenas origem animal. Grãos como feijões, lentilhas e grãos de bico são ricos em proteínas. Eles também apresentam uma vasta variedade de espécies e dão cara nova à clássica combinação do arroz e feijão.

Planejamento de cardápio significa apresentar às crianças os diversos sabores da rica culinária brasileira. A cada refeição, uma nova surpresa, despertando o paladar dos pequenos e fazendo com que tenham vontade de experimentar novos sabores, o que vai representar a introdução de vitaminas, sais minerais e demais nutrientes, fundamentais para um crescimento saudável.

Além disso, planejando o cardápio você poderá reaproveitar as sobras de alguns preparos em novos pratos, com outros alimentos, em novas versões.

Também os adultos e idosos serão beneficiados com esse planejamento de cardápio, pois poderão ter todos os grupos alimentares da pirâmide contemplados nas principais refeições, garantindo um cardápio mais saudável.

Com o planejamento de cardápio da semana, você poderá incluir os alimentos de cada estação, saboreando frutas, verduras e legumes mais frescos e, por que não, aproveitando os valores mais baixos, já que a oferta de determinados alimentos é maior conforme a época do ano.

Para um bom planejamento de cardápio da semana siga essas dicas:

  1. Reserve um dia da semana para planejar os pratos e fazer todas as compras.
  2. Monte o cardápio de forma que um ingrediente possa ser utilizado em mais de um prato. Isso facilita muito na hora do preparo. Por exemplo, o frango desfiado pode ser usado em um refogado e também em um escondidinho.
  3. Assim que chegar do mercado, armazene tudo na geladeira, da forma correta. Frutas e vegetais devem ser guardados em recipientes de plástico ventilados, sem lavar. Já verduras podem ser higienizadas e secas, para durar mais.
  4. Se um tempinho, pré-prepare alguns itens que podem ser congelados. Um molho de tomate frescos, ou pimentões, salsinha e alho poró picados.

Crie o hábito de planejar o cardápio, você vai ganhar tempo, potencializar a saúde e fazer mais economia.

Se mesmo com essas dicas, ainda não conseguiu se planejar, dê uma olhadinha nas opções do cardápio da semana da Donantonia. O trabalho é todo nosso e você terá sempre comida fresquinha e caseira na sua geladeira.