Receitas para o frio que acaba de chegar | Donantonia

Receitas para o frio que acaba de chegar

Sopa de beterraba com queijo coalho

Os termômetros apontam que está oficialmente aberta a temporada de receitas para o frio. Aquelas que aquecem o corpo e a alma!

O outono chegou de mansinho e as saladas frescas já deram lugar para a vontade de comidas mais quentinhas. Porém isso não quer dizer um prato cheio de calorias vazias e gorduras saturadas.

Ao contrário, que tal aproveitar a sazonalidade de deliciosos legumes da estação, para preparar receitas para o frio? Além de aquecer, são deliciosas e ajudam a manter a dieta equilibrada.

Com essa proposta, o chef Eder Gitte da Donantonia apresenta 3 receitas gostosas para dias frios de outono e inverno.

  • Creme de abóbora com de alecrim:

Cozinhe pedaços de abóbora cabocha, com ramos de alecrim, até que fiquem macios. Bata no liquidificador, utilizando um pouco do caldo do cozimento até dar a consistência desejada e acerte o sal.

  • Caldo de milho verde com frango:

Refogue cebola e alho em uma colher de manteiga, acrescente 2 xícaras de milho fresco debulhado e 1 xícara de leite. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 20 min e bata no liquidificador. Tempere à gosto com noz moscada, sal e pimenta do reino. Finalize com peito de frango cozido, refogado com tomate e desfiado. Desligue o fogo e acrescente salsinha picada à gosto.

  • Sopa de beterraba com queijo coalho:

Asse uma beterraba no forno por cerca de 45 minutos. Espere esfriar e reserve. Juntamente com a beterraba, passe no ralador uma cenoura grande. Refogue a cenoura com cebola e alho picados, até que fique macia. Acrescente a beterraba, duas xícaras de caldo de carne e cozinhe por meia hora. Depois, bata no liquidificador, tempere com limão e pimenta e acerte o sal. Corte 300g de queijo coalho em cubos pequenos e deixe dourar em uma frigideira bem quente antes de adicionar à sopa.

Essas são só algumas receitas gostosas que podem ser encontradas no cardápio da Donantonia, mas isso não quer dizer que você não pode prepara-las em outros dias do ano.

Para isso, basta fazer algumas substituições: abóbora por batata doce, milho por fubá e a beterraba por inhame ou mesmo tomates.

Bem como o aconchego de uma receita quentinha, o Chef destaca a importância de utilizar frutas e legumes da estação. Pois além de mais baratos e gostosos, a demanda por esses produtos estimula toda a cadeia alimentícia do campo à sua mesa.

Consequentemente o solo torna-se menos sobrecarregado e não há necessidade de uso de aditivos químicos para que a produção se mantenha por todo o ano.