Comida do dia a dia saudável e gostosa | Donantonia

Comida do dia a dia saudável e gostosa

Salada de grão de bico

O preparo da comida do dia não é uma tarefa nada fácil. Entendemos que a rotina de atividades laborais pode ser intensa. E é exatamente por esse fato que a população brasileira tem se alimentando de uma forma muito errada. Isso acontece, na maioria dos casos, por causa do tempo que pode ser curto frente a diversos afazeres diários.

A alimentação é algo muito importante que não pode ser simplesmente descartada. Além disso, precisa ser calculada de forma que ajude o corpo a funcionar melhor. Além, é claro, de atender ao paladar.

Existem inúmeras opções para uma nutrição mais saudável, que não precisa ocupar tanto tempo assim. Separamos como exemplo uma incrível receita de salada de grão de bico com  tomate, repolho roxo e cebola caramelizada, que será a melhor comida do dia que você vai encontrar hoje. Além do grão de bico ser um ingrediente proteico, que ajuda em qualquer dieta, o prato é completo pela presença de vegetais e a boa gordura do azeite.

Esse prato também aparece de tempos em tempos em nosso Cardápio da Semana. Confira se está presente nessa semana.

Métodos de obter uma alimentação saudável na comida do dia a dia

  • Pré-preparo de alimentos 

Para quem trabalha, o tempo vale ouro. Por isso, manter o hábito de preparar os alimentos  com antecedência pode auxiliar muito a vida corrida.

Preparar porções semanais e dispô-las em marmitas é outra opção que muito pode ajudar no ganho do tempo, congelar hortaliças entre outros alimentos. Deixar a proteína cortada, do modo que fique apenas faltando o cozimento.

  • Opte pelos melhores alimentos 

A alimentação saudável é aquela que possui variedade de nutrientes, presentes em frutas, legumes, proteínas, gorduras (boas), carboidratos (em equilíbrio), vitaminas (em quantidades adequadas), açúcar e sal (na dosagem correta) minerais, entre outros.

O que conseguimos perceber com todos os exemplos de nutrientes supracitados é que podemos comer de tudo desde que seja de uma forma balanceada, nem muito, nem tão pouco.

Essa é a melhor maneira de se obter uma nutrição adequada, onde o seu corpo e mente serão beneficiados. Depois dessas duas dicas confira a receita saudável que separamos para você que quer mudar os hábitos alimentares com muito sabor.

Print Recipe
Salada de grão de bico com repolho roxo, tomate e cebola caramelizada
Refeição Entrada
Cozinha Caseira
Tempo Preparação 1 hora
Tempo Cozedura 45 minutos
Porções
porções
Ingredientes
Refeição Entrada
Cozinha Caseira
Tempo Preparação 1 hora
Tempo Cozedura 45 minutos
Porções
porções
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Coloque o grão de bico em uma panela de pressão e cubra com água. Acrescente uma pitada de sal, tampe, e cozinhe por 45 minutos, após o sinal da panela.
  2. Pique as cebolas em rodelas e coloque em uma frigideira, com um fio de azeite, em fogo médio, mexendo sempre, até que fiquem bem douradas e solte seus açúcares naturais.
  3. Pique o tomate e o repolho em cubos pequenos e acrescente ao grão de bico frio.
  4. Inclua a cebola caramelizada e misture bem. Tempere com sal e azeite a gosto.
Compartilhar
 

Aqui, a opção é vegetariana, mas você ainda pode incrementar com diversos ingredientes, como no exemplo do Blog Panelinha. Nesse caso, o prato inclui carne bovina.