Receita de Baba de moça | Donantonia

Receita de Baba de moça

Há quem diga que a receita de baba de moça nada mais é do que a tradicional receita portuguesa de ovos moles de Aveiros, acrescida de leite de coco. Seja qual for sua origem, a verdade é que essa e muitas delícias feitas com gemas de ovos dividem opiniões.

Enquanto muitos amam a receita de baba de moça, do quindim e do bem casado, por sentirem aquele sabor de infância, outros preferem nem provar, com medo de sentirem o “cheiro de ovo”.

O truque que utilizamos aqui em qualquer uma dessas preparações é bem simples. Basta retirar a película que envolve a gema, passando-a por uma peneira fina. Recomendamos não raspar a peneira embaixo, para garantir que nenhum pedacinho de pele passe pela rede.

Além de fácil é uma receita que pode ser bem econômica. Fica pronta rapidinho e mata aquela vontade de comer um docinho. Colocamos aqui uma receita com rendimento para quatro pessoas, assim você também divide essa delícia com quem mais ama.

Você pode aproveitar esse período de Páscoa e reciclar até a casca dos ovos (a receita usa muitos ovos!) na decoração da sua mesa. Que tal colar um pedaço de renda e plantar um brotinho nela?

A receita de baba de moça é uma gostosura que vive brilhando em nosso cardápio da semana. Confira se está disponível essa semana.

Mais uma ótima dica é inovar nos acompanhamentos. Além de servir só a baba de moça, que tal utiliza-la como acompanhamento de panquecas no café da manhã, com morangos ou uvas? O azedinho das frutas corta o doce e equilibra ainda mais a sua refeição.

Print Recipe
Baba de moça
baba-de-moca
Tempo Preparação 30 minutos
Porções
porções
Ingredientes
Tempo Preparação 30 minutos
Porções
porções
Ingredientes
baba-de-moca
Instruções de preparação
  1. Junte o açúcar com a água e leve ao fogo médio até que forme uma calda em ponto de fio. O ponto de fio é aquele em que a calda ainda está bem clara, mas quando você mergulha e levanta a colher, forma-se um fio fino entre as gotas.
  2. Desligue o fogo e deixe esfriar por cerca de 5 minutos.
  3. Passe as gemas por uma peneira, para retirar a película que às envolve. Evite raspar o fundo da peneira para que a película não passe por baixo. É ela quem dá aquele cheiro de ovo desagradável aos preparos.
  4. Junte o leite de coco e as gemas peneiradas à calda fria e misture bem.
  5. Leve a mistura ao fogo até engrossar, mexendo sempre para não empelotar. Caso comece a pegar no fundo da panela, tire do fogo e mexa vigorosamente, depois volte ao fogo até a consistência de um mingau.
  6. Deixe esfriar e sirva.
Compartilhar